As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte no mundo. No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular e pelo menos 400 mil mortes ocorrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todos os óbitos no país. Mas afinal que doenças são estas?
A doença arterial coronariana acontece quando as artérias que fornecem sangue rico em oxigênio para o coração ficam estreitas ou bloqueadas devido ao acúmulo de placas de gordura e colesterol, podendo manifestar sintomas como: dor no peito, conhecida como angina, ou até mesmo um ataque cardíaco também conhecido como infarto.
O acidente vascular cerebral, também conhecido como AVC ou derrame acontece quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido devido a um coágulo sanguíneo ou ao rompimento de um vaso sanguíneo e pode resultar em danos cerebrais permanentes dependendo da área do cérebro afetada e da rapidez com que o tratamento é iniciado.
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear sangue de forma eficiente para o resto do corpo. Os sintomas manifestados podem ser: falta de ar, inchaço nas pernas e fadiga.
As doenças das válvulas cardíacas afetam as válvulas do coração, que controlam o fluxo adequado de sangue. Quando as válvulas não funcionam corretamente pode ocorrer um fluxo sanguíneo insuficiente ou um refluxo de sangue que produzem sintomas como falta de ar, fadiga e inchaço.
As doenças arteriais periféricas são aquelas que afetam as artérias fora do coração e do cérebro, preferencialmente nas pernas, causando dor, dificuldade para caminhar e outros problemas relacionados à circulação sanguínea.
A adoção de um estilo de vida saudável como uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, abandono do tabagismo, ocontrole da pressão arterial e dos níveis de colesterol, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
#DoençasCardiovasculares #SaúdeCardíaca #Prevenção #EstiloDeVidaSaudável #Conscientização #Coronárias #AVC #InsuficiênciaCardíaca #VálvulasCardíacas #DoençasArteriaisPeriféricas #RiscosCardiovasculares #FatoresDeRisco