O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A DEPRESSÃO

No período da adolescência é considerado uma fase sensível ao desenvolvimento, onde o uso do álcool tem efeitos neurotóxicos.

  Além disso, a cannabis e outras drogas ilícitas podem ter um impacto tanto na serotonina quanto em outros neurotransmissores, induzindo um aumento dos sintomas depressivos, bem como, desencadear várias consequências sociais e acadêmicas para o adolescente, tornando-o ainda mais susceptível à depressão.

  Mas, no que se trata da relação do uso de tabaco e a depressão, isso ainda não é tão   claro. Todavia, foi proposto que essa associação pode surgir em razão dos efeitos da nicotina na atividade do neurotransmissor, causando alterações em sua função.

  Dentre os fatores contribuintes para a incidência e/ou prevalência da depressão, o excesso de peso também é um dos pontos a ser descrito, já que, esse pode apresentar um impacto negativo na autoimagem, elevando o risco da doença. Em suma, as pessoas que apresentam algum grau de depressão, podem vir a levar um estilo de vida menos saudável, sendo propício a sofrer desregulação no sistema de resposta ao estresse, o que pode contribuir para o ganho de peso e a piora do quadro psicológico e emocional.

Categorias

Compartilhe

ÚItimas notícias

Pequenas mudanças, grande coração: como prevenir ou diminuir o risco de Doenças Cardiovasculares

Pequenos ajustes no estilo de vida podem melhorar a saúde do coração. Atividades físicas regulares, como caminhadas, ajudam a controlar o peso, o colesterol e a pressão arterial. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com menos gorduras saturadas e sal, é essencial para prevenir doenças cardíacas. Consultas periódicas com um cardiologista também são fundamentais para detectar riscos precocemente.

Leia mais »
Fale conosco!