TOXICIDADE AGUDA NO USO DE ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS

    A classe farmacológica supracitada, são perigosas no uso inadequado, como em superdosagem e eram comumente usadas em tentativas de suicídio, tornando-se um fator impulsionador do desenvolvimento de antidepressivos mais seguros.

   Entre os seus principais efeitos, está a sua ação sobre o sistema nervoso central e coração, inicialmente, a superdosagem de ADT causa excitação e delírio, esses os quais podem acompanhar convulsões.

    Posteriormente, pode ser seguido de coma e depressão respiratória, durando alguns dias. Outros efeitos, denominados atropínicos pode incluir: boca e pele secas, midríase e inibição do intestino e bexiga.

 Os anticolinesterásicos eram usados para contrapor-se aos efeitos atropínicos, entretanto, já não são recomendados. São comuns ainda, arrtmias cardíacas, podendo ainda ocorrer morte súbita (rara) por conta de fibrilação ventricular.

Categorias

Compartilhe

ÚItimas notícias

Pequenas mudanças, grande coração: como prevenir ou diminuir o risco de Doenças Cardiovasculares

Pequenos ajustes no estilo de vida podem melhorar a saúde do coração. Atividades físicas regulares, como caminhadas, ajudam a controlar o peso, o colesterol e a pressão arterial. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com menos gorduras saturadas e sal, é essencial para prevenir doenças cardíacas. Consultas periódicas com um cardiologista também são fundamentais para detectar riscos precocemente.

Leia mais »
Fale conosco!