Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, boa parte dos brasileiros não sabem a gravidade do diabetes, muitos acreditam que as maiores complicações são as doenças que afetam o coração, porém, cerca de 40% das pessoas que convivem com a doença pode desenvolver problemas nos rins, aumentando a chance de ter que passar por tratamentos mais complicados, como por exemplo, a diálise ou transplante.
Além disso, esses pacientes apresentam um risco aumentado de 2 a 4 vezes maior de morrer, devido ao infarto e AVC. Embora essas condições sejam graves, os estudos mostram que as preocupações maiores dos pacientes são em relação a amputação de algum membro e cegueira.
Outro ponto importante para ser destacado é que muitos desconhecem o tipo de diabetes que têm, acreditando ainda que somente os idosos têm diabetes, quando, na verdade, ela pode acometer crianças e jovens também.
Portanto, a Sociedade Brasileira do Diabetes afirma a necessidade de conscientização da população a respeito do diabetes, ao tratamento correto, para prevenir as complicações causadas por ele.