VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE O CAPS?

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde aberto e comunitário, mediado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é compreendido como um lugar de referência e tratamento para indivíduos que convivem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves.

O CAPS tem como finalidade proporcionar atendimento à população da área de abrangência, de modo a realizar o acompanhamento dos pacientes e facilitar a reinserção deles na sociedade, no acesso ao trabalho, lazer, amparando cada um desses dentro   dos direitos civis e fortalecer as relações entre a família e a comunidade, isto é, o CAPS é um serviço de saúde mental criado com o propósito de substituir às internações em hospitais psiquiátricos.

 Em relação ao manicômio as estratégias voltadas para eles, eram separar os “loucos” do demais, a fim de tratá-los por meio da reeducação disciplinar da mente alienada, onde eram impostas normas de condutas para desencorajar comportamentos inadequados, isso recebeu o nome de tratamento moral. Com esse tipo de abordagem, em vista da inexistência de medicamentos psiquiátricos naquele período, os pacientes eram tratados com convulsoterapias, camisa-de-força, amarras, cadeiras giratórias, hidroterapia, castigos corporais, lobotomias, práticas essas que acarretavam tamanho sofrimento e até mesmo óbito.

  Portanto, o CAPS visa integrar o ser humano no meio social, enfatizando os seus direitos fundamentais, como por exemplo, à vida à saúde, ao lazer, bem-estar, dentro de suas possibilidades terapêuticas, respeitando e explorando as suas habilidades desconhecidas, integrando a família como rede de apoio no tratamento e acompanhamento, vinculando o cidadão aos seus direitos civis e fazendo-os valer, tratando das condições de saúde mental de uma forma individualizada, organizada e humana.

Categorias

Compartilhe

ÚItimas notícias

Pequenas mudanças, grande coração: como prevenir ou diminuir o risco de Doenças Cardiovasculares

Pequenos ajustes no estilo de vida podem melhorar a saúde do coração. Atividades físicas regulares, como caminhadas, ajudam a controlar o peso, o colesterol e a pressão arterial. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com menos gorduras saturadas e sal, é essencial para prevenir doenças cardíacas. Consultas periódicas com um cardiologista também são fundamentais para detectar riscos precocemente.

Leia mais »
Fale conosco!