A IMPORTÂNCIA E ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA

    A doença renal crônica é uma síndrome caracterizada pela perda lenta e irreversível da função renal. Sua prevalência é crescente e importante tanto no plano individual quanto no coletivo. Quanto mais cedo a detecção e o encaminhamento ao especialista melhor pode ser o diagnóstico. Os rins são órgão fundamentais para a manutenção da homeostase do corpo humano. A redução progressiva da função renal resulta em comprometimento de todos os outros órgãos do corpo humano. A solução para evitar complicações renais reside na atenção básica à saúde e envolve a atuação do enfermeiro nas ações abaixo:

  1. Diagnóstico precoce;
  2. Encaminhamento imediato para o especialista;
  3. Identificação e correção das principais complicações e comorbidades que ocasionam a insuficiência renal;
  4. Preparo do cliente e família para a terapia renal (quando necessária);
  5. Medidas preventivas como orientar ao cliente no combate ao fumo, álcool, obesidade e sedentarismo.

Para isso, é preciso que haja capacitação, conscientização e o controle da equipe de saúde que atua em atenção básica, pois, o manejo prioritário consiste na prevenção primária e secundária.

Categorias

Compartilhe

ÚItimas notícias

3 alimentos que fazem bem para a saúde cardíaca

Manter a saúde do coração em dia não precisa ser complicado. Pequenas mudanças no seu cardápio podem trazer grandes benefícios para o sistema cardiovascular, ajudando a reduzir o risco de doenças como infarto e hipertensão. Entre os aliados mais poderosos estão alimentos naturais, ricos em nutrientes essenciais para o coração. Neste blog, vamos explorar três alimentos que você pode incluir no seu dia a dia para cuidar melhor da sua saúde cardíaca.

Leia mais »
Fale conosco!