O Abril marrom surgiu em 2016, através do Drº Suel Abujmara, que era médico e doutor e oftalmologia. Ela se trata de uma campanha voltada ao tema da cegueira, essa iniciativa dispõe que cerca de 60% a 80% dos casos de cegueiras são evitáveis, conforme os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em relação as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão: catarata, glaucoma, erros refratários, a retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. Muitos não sabem quando deverão buscar ajuda médica para acompanhar a saúde dos olhos, mas, a visita ao oftalmologista, profissional responsável por cuidar da saúde ocular, deve acontecer desde a primeira infância, já que, muitas doenças são silenciosas e não apresentam sintomas em sua fase inicial, dessa forma, ao serem diagnosticadas precocemente, maior a chance de prevenir a perda da visão. Além disso, o mês pretende chamar atenção para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual, pois, além das condições tratáveis de saúde, ainda há algumas doenças raras e hereditárias da retina que podem induzir a perda da visão de forma progressiva e irreversível. Uma das curiosidades em relação a campanha ser da cor marrom é que foi escolhida essa cor, justamente por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.
E aí, você já conhecia essa campanha? Nos conte abaixo.