ETIOLOGIA E PATOGÊNESE DA ESQUIZOFRENIA

No que se diz respeito as causas da esquizofrenia, essas ainda não são tão claras, todavia, engloba fatores genéticos e ambientais. Assim, uma pessoa pode portar um código genético que a deixará susceptível ao desenvolvimento da esquizofrenia, mas, ainda será necessária uma exposição a fatores ambientais, para que ocorra essa condição de saúde psiquiátrica.

   Esse problema grave de saúde mental evidencia uma tendência hereditária forte, contudo, incompleta, como por exemplo, em parentes de primeiro grau, o risco é cerca de 10%. Entretanto, mesmo nos casos de gêmeos idênticos, a probabilidade do outro ser afetado é de apenas 50%, o que reforça a premissa de que, os fatores ambientais são fatores que podem potencializar a probabilidade de suceder a essa enfermidade.

    Estudos científicos realizados, foram capazes de identificar mais de 100 potenciais genes suscetíveis (Aberg et al., 2013; Ripke et al., 2014), todavia, parece evidente que não há um gene isolado que seja o responsável.

É válido destacar que existem associações significativas entre polimorfismos em genes individuais, bem como, a possibilidade de um indivíduo desencadear esquizofrenia, mas não parece existir nenhum gene isolado que tenha uma influência dominante.

Categorias

Compartilhe

ÚItimas notícias

Pequenas mudanças, grande coração: como prevenir ou diminuir o risco de Doenças Cardiovasculares

Pequenos ajustes no estilo de vida podem melhorar a saúde do coração. Atividades físicas regulares, como caminhadas, ajudam a controlar o peso, o colesterol e a pressão arterial. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com menos gorduras saturadas e sal, é essencial para prevenir doenças cardíacas. Consultas periódicas com um cardiologista também são fundamentais para detectar riscos precocemente.

Leia mais »
Fale conosco!