EXISTE CURA PARA A DEMÊNCIA DE ALZHEIMER?

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada.

A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, esse o qual foi o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente denominada: Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento de Auguste, aos 55 anos, o Dr. Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença.

Categorias

Compartilhe

ÚItimas notícias

Pequenas mudanças, grande coração: como prevenir ou diminuir o risco de Doenças Cardiovasculares

Pequenos ajustes no estilo de vida podem melhorar a saúde do coração. Atividades físicas regulares, como caminhadas, ajudam a controlar o peso, o colesterol e a pressão arterial. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com menos gorduras saturadas e sal, é essencial para prevenir doenças cardíacas. Consultas periódicas com um cardiologista também são fundamentais para detectar riscos precocemente.

Leia mais »
Fale conosco!