Existem várias doenças que podem levar o aparecimento de sintomas psicóticos, como por exemplo: fala sem sentido e desconexão com a realidade. Entre elas estão: o transtorno bipolar, autismo e a depressão.
Para que o profissional especializado na área de psiquiatria faça o diagnóstico correto é feita a diferenciação entre os transtornos de acordo com o tempo que surgiu as alterações, assim como, excluir outras possíveis causas que possam vir a justificar os sintomas que o paciente tem apresentado. Para isso, podem ser pedidos alguns exames: tomografias, ressonâncias magnéticas e exames de sangue para descartar outros distúrbios que também são capazes de gerar sintomas psicóticos.
Além disso, esse diagnóstico diferencial da esquizofrenia sobre as outras doenças deve ser feita individualmente, levando em consideração se a pessoa está usando algum medicamento ou droga que pode levar ao surgimento dos sintomas, ou, se existe um quadro de depressão com sintomas psicóticos, ou seja, é necessário que durante a consulta seja feita uma coleta de dados detalhados do início dos sintomas, assim como, entrevistar familiares em busca de novas informações, para que o diagnóstico seja feito corretamente.