NOVEMBRO AZUL: MÊS MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, com o peso de cerca de 20 gramas, semelhante a uma castanha. É localizada abaixo da bexiga, sendo a sua principal função, junto com as vesículas seminais, é a produção do esperma.

O câncer de próstata constitui em um dos cânceres mais comuns entre os homens, na sociedade brasileira, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, de acordo com os dados mais recentes publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Os sintomas são:

  • Dor óssea;
  • Dor ao urinar;
  • Vontade de urinar frequentemente;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Os fatores de risco da doença são: história familiar positiva para câncer de próstata seja por parte do pai, irmão ou tio, a raça, onde homens negros tendem a ter esse tipo de câncer, e, obesidade. Homens a partir dos 45 anos que tenha algum desses fatores, devem buscar o urologista para conversar sobre o exame de toque retal, nesse tipo de exame, o profissional consegue avaliar alterações na glândula, assim como, pedir o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), boa parte dos pacientes são diagnosticados durante o toque retal, sendo cerca de 20%.

Além disso, outros exames podem ser pedidos para confirmar o diagnóstico, como por exemplo, as biópsias, onde, são retirados pequenos pedaços da próstata para serem encaminhados para análise.

  Se cuidar é fundamental para garantir um estado de saúde de qualidade, homens também se cuidam, cuidem-se.

Categorias

Compartilhe

ÚItimas notícias

Pequenas mudanças, grande coração: como prevenir ou diminuir o risco de Doenças Cardiovasculares

Pequenos ajustes no estilo de vida podem melhorar a saúde do coração. Atividades físicas regulares, como caminhadas, ajudam a controlar o peso, o colesterol e a pressão arterial. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com menos gorduras saturadas e sal, é essencial para prevenir doenças cardíacas. Consultas periódicas com um cardiologista também são fundamentais para detectar riscos precocemente.

Leia mais »
Fale conosco!