O Alzheimer precoce ou também conhecido como demência pré-senil, é um tipo de Alzheimer muito raro, que inicia antes dos 65 anos, esse tipo de demência normalmente tende a surgir entre os 40 e 50 anos de idade, tendo uma forte relação com alterações genéticas hereditárias.
É comum nesse caso que, o paciente, às vezes, possa vir a apresentar algumas alterações no comportamento, alguns tipos de delírios, com isso, a tendência é que busque ajuda de um profissional psiquiatra, ao invés de um geriatra ou neurologista, como é feito por pessoas idosas associadas aos sintomas.
Ao receber o diagnóstico de um Alzheimer precoce, é muito importante começar o tratamento de imediato, que pode ser dividido em medidas não medicamentosas e com base nos medicamentos. O tratamento que não usa medicamentos inclui a ação de familiares e cuidadores, onde, a memória do paciente deve ser incentivada, como por exemplo, ofertar um texto para que o familiar possa ler e dizer o que entendeu sobre ele, podendo usar também filmes, o intuito é forçar a memória, a fim de que aquele que convive com a doença possa tentar lembrar do que foi questionado.