A hemodiálise é um procedimento onde é utilizada uma máquina computadorizada junto de um “rim artificial”, esse ao qual é conhecido como dialisador.
O sangue é retirado do organismo por meio de uma via de acesso vascular, chamada de fístula arterio-venosa ou cateter venoso), que fica circulando no interior do dialisador, onde é feita as trocas de partículas entre o sangue do paciente e a solução da hemodiálise, com o objetivo de eliminar toxinas e excesso de líquidos, para depois retornar o sangue “limpo” para o paciente.
Durante uma sessão de hemodiálise, é feito cerca de 15% do trabalho dos rins, as sessões podem durar 4 horas. Geralmente o paciente que convive com a Insuficiência Renal Crônica (IRC) necessita fazer três sessões por semana. É preciso destacar que o esquema de diálise pode variar, pois nela, deve ser ofertada a quantidade adequada de diálise de forma individual, de acordo com a necessidade do paciente, ou seja, para cada indivíduo é determinado tanto o tempo de diálise, o tipo e tamanho do dialisador, o fluxo de sangue e o número de sessões semanais.