A depressão é uma doença que também pode ter como causa ou agravante os fatores ambientais, como por exemplo: em casos de lesão corporal, luto, maus-tratos, processos familiares disfuncionais, bullying, pobreza, doença física.
Tratando a respeito dos eventos de vida estressantes, esses parecem estar associados ao primeiro início de depressão, se comparado à recorrência, é válido mencionar ainda que, o risco é consideravelmente maior m meninas e adolescentes que tiveram múltiplos eventos negativos ao longo da vida.
Dentre os fatores citados no início deste artigo, os que são relativamente mais importantes, são os estressores crônicos e graves do relacionamento, uma interação relevante encontrada foi acerca da exposição a comportamentos ameaçadores maternos e déficits na clareza emocional em relação à gravidade dos sintomas depressivos.
Portanto, é preciso desenvolver a capacidade de identificar precocemente quais fatores ambientais podem contribuir para o surgimento ou prevalência dos quadros depressivos nessa população, a fim de proporcionar o tratamento individualizado, frente às necessidades humanas e fatores estressantes aos quais o indivíduo foi exposto durante a vida.