VOCÊ CONHECE A DIFERENÇA ENTRE SINAIS E SINTOMAS?

  Os sintomas representam toda a informação subjetiva, que é descrita pelo paciente, nesse caso, não é possível confirmar por aquele profissional de saúde que está o examinando, pois se trata de uma sensação individual, como por exemplo: “eu estou com dor na cabeça”.

 Tratando-se referente aos sinais, esse representa as alterações que acontecem com os pacientes, no qual é possível serem observadas pelo profissional, ou, por aqueles que convivem com o paciente. Ex de sinais percebidos por pessoas de convívio social ou familiar: “Faz dias que tenho percebido ele(a) mais triste, sem interesse em interagir com a família e com perda de peso nas últimas 3 semanas, sem motivo aparente”.

Os sinais observados pelo profissional, seja a olho nu ou com o auxílio de algum material ou equipamento, pode-se descrever como exemplo dos sinais: emagrecimento, palidez, sopro cardíaco (ao fazer um exame de ausculta do coração com o auxílio de um estetoscópio).

Categorias

Compartilhe

ÚItimas notícias

Pequenas mudanças, grande coração: como prevenir ou diminuir o risco de Doenças Cardiovasculares

Pequenos ajustes no estilo de vida podem melhorar a saúde do coração. Atividades físicas regulares, como caminhadas, ajudam a controlar o peso, o colesterol e a pressão arterial. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com menos gorduras saturadas e sal, é essencial para prevenir doenças cardíacas. Consultas periódicas com um cardiologista também são fundamentais para detectar riscos precocemente.

Leia mais »
Fale conosco!