VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE SOMATIZAÇÃO?

 A somatização é a presença de sintomas físicos onde não há a presença de uma doença orgânica, isto é, os sintomas são de fundo emocional.

Um exemplo disso é a condição do transtorno de pânico, nele, a pessoa acometida por esse quadro, apresenta sintomas idênticos a um possível infarto, como por exemplo: falta de ar, sensação de aperto no peito, ansiedade, mas, ao passar por exames para avaliar o seu estado de saúde cardiológico, não é detectado nada em seus exames, isto é, o corpo apresenta sinais e sintomas que não são comprovados pelos exames.

Dentre os exemplos de somatização, temos:

  • Pele: irritação, alergias, vermelhidão, feridas, coceiras;
  • Estômago: má digestão, azia, vômitos e enjoos;
  • Intestino: diarreia;
  • Garganta: irritação, tosse, dor, inflamação e dificuldade para respirar;
  • Sistema imune: gripe, herpes labial;
  • Cabeça: dores de cabeça frequentes, enxaqueca.

Vale lembrar que, a somatização pode ser tratada através de psicoterapia, para auxiliar no tratamento da causa que é refletida nos sinais e sintomas, para que o indivíduo viva com qualidade.

Categorias

Compartilhe

ÚItimas notícias

Pequenas mudanças, grande coração: como prevenir ou diminuir o risco de Doenças Cardiovasculares

Pequenos ajustes no estilo de vida podem melhorar a saúde do coração. Atividades físicas regulares, como caminhadas, ajudam a controlar o peso, o colesterol e a pressão arterial. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com menos gorduras saturadas e sal, é essencial para prevenir doenças cardíacas. Consultas periódicas com um cardiologista também são fundamentais para detectar riscos precocemente.

Leia mais »
Fale conosco!