O termo pré-diabetes é utilizado quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão acima da meta, entretanto, não são suficientes para determinar um diagnóstico de Diabetes tipo 2.
O grupo de alto risco para o desenvolvimento dessa condição são: obesos, hipertensos e indivíduos com alterações nos lipídios. É preciso enfatizar que, pessoas com pré-diabetes, 50% delas irão desenvolver o diabetes, todavia, é um período que a situação ainda pode ser reversível, adotando um estilo de vida saudável, através de mudanças nos hábitos alimentares, bem como, aderir a prática de exercícios físicos durante a semana.
Infelizmente, muitos que recebem a classificação de pré-diabetes, acabam não dando atenção as consequências do problema, que pode ser: infarto agudo do miocárdio (IAM) e derrames.
Dessa forma, é preciso dar ênfase que, assim como o Diabetes tipo 2, o pré-diabetes pode chegar à vida dos seres humanos de forma que não percebam, por isso, é necessário ter consciência dos riscos e buscar o diagnóstico o mais brevemente.